O Uruguai é a primeira seleção campeã do mundo eliminada entre as sete que estão no Mundial de 2026. Mesmo com o aumento de vagas no mata-mata, os sul-americanos caíram na primeira fase.
Após a derrota contra a Espanha, o técnico Marcelo Bielsa desabafou e lamentou que não conseguirá deixar um legado para a Celeste Olímpica. O treinador havia confirmado o fim do ciclo antes mesmo da Copa.
Bielsa fala após a eliminação precoce do Uruguai
“O que eu deixo para o futebol uruguaio é nada. Porque qualquer contribuição que um técnico possa dar ao futebol de um país onde trabalhou por três anos nunca se consolida de verdade se não houver resultados”, declarou.
Fazendo um balanço sobre as competições em que comandou o Uruguai, Bielsa relembrou as campanhas nas Eliminatórias da Copa e na Copa América de 2024, onde a equipe ficou na terceira colocação.
“O quarto lugar nas Eliminatórias da Copa do Mundo não valeu nada, o terceiro lugar na Copa América não valeu nada e, obviamente, não preciso me alongar sobre esse desempenho. Mas, se me perguntarem como meu tempo aqui será lembrado, será como um período que não rendeu nada”, lamentou.
Além do mau desempenho da equipe, as polêmicas fora de campo também prejudicaram os sul-americanos. Jogadores do Uruguai pressionaram Bielsa nos bastidores por conta de suas decisões.
Paulo Pezzolano é um dos nomes cogitados para o próximo ciclo
Após a má campanha, Marcelo Bielsa deixará o comando da seleção uruguaia. Paulo Pezzolano, do Internacional, é um dos nomes discutidos, mas o clube brasileiro quer mantê-lo.




