A passagem de Caio Henrique pelo futebol francês chegou ao fim. Segundo o jornalista Fabrizio Romano, o lateral-esquerdo brasileiro assinou contrato com o Ajax até junho de 2030, em um acordo que renderá 10 milhões de euros (R$ 59 milhões na cotação atual) ao Monaco, além de outros 4 milhões de euros (R$ 23 milhões) em bônus previstos no contrato.
Caio Henrique chegou ao Monaco em agosto de 2020, mas sua permanência não era garantida para a próxima temporada, já que despertava o interesse de diversos clubes no mercado da bola. Segundo o jornalista Valentin Furlan, do UOL Esportes, o Barcelona monitorou a situação do brasileiro nos últimos meses, mas o Ajax se antecipou e fechou a contratação.
O Barça não era o único interessado. De acordo com a ESPN Brasil, o Flamengo também acompanhava o lateral e mantinha boa avaliação sobre o atleta. Já no Monaco, Filipe Luís tentou segurar Caio no elenco, mas o jogador irá defender o time tetracampeão da Champions League.
Como joga Caio Henrique?
Caio Henrique é um lateral-esquerdo que se destaca pela qualidade técnica e pela participação na construção das jogadas. Com excelente passe curto e médio, ele ajuda desde a saída de bola e atua aproximando-se do setor central para dar fluidez à circulação da equipe.
Outro grande diferencial está nos cruzamentos. O brasileiro consegue encontrar atacantes com frequência tanto em bolas levantadas da intermediária quanto da linha de fundo. Além disso, sobe ao ataque com inteligência e escolhe bem os momentos para apoiar as jogadas.
Defensivamente, Caio Henrique compensa a falta de explosão física com bom posicionamento e leitura das jogadas. Seu perfil se encaixa melhor em equipes que valorizam posse de bola e construção desde a defesa, oferecendo versatilidade para atuar como lateral tradicional ou ocupando zonas internas durante a fase ofensiva.
Brasil, Espanha e França marcam a carreira do lateral
Caio Henrique reforça o Ajax aos 28 anos, já com uma trajetória consolidada no futebol europeu. Revelado nas categorias de base do Atlético de Madrid, permaneceu vinculado ao clube espanhol até agosto de 2020, mas acumulou empréstimos por Paraná, Fluminense e Grêmio.
O lateral também soma convocações para a Seleção Brasileira, com cinco partidas disputadas. Pelo Monaco, encerra sua passagem após 211 jogos, três gols e 41 assistências, números que consolidam seu desempenho no futebol francês e credenciam o brasileiro para um novo desafio na Europa.




